Estivemos presentes em vários pontos do País nesta importante jornada que ocorreu a 21/10/2017.  

Nos locais em que foi possível lemos o texto que a seguir transcrevemos:

O Grupo ambientalista Alvorecer Florestal firma a sua presença pacífica nesta iniciativa por defender a necessidade de respeitar e recuperar florestas e bosques autóctones (nativos), que são mais resilientes aos fogos, do que as monoculturas de eucalipto, e mais belas, mais biodiversas, que enriquecem os solos, enchem os rios e combatem as alterações climáticas. As florestas constituídas por folhosas adultas, como o carvalho, o castanheiro, a bétula, entre outras, são como uma proteção natural contra a severidade e propagação dos fogos florestais, em contraste com os eucaliptais, que dada a sua natureza, são altamente inflamáveis e problemáticos, quer para a severidade e propagação, quer para dimensão dos fogos.

Paralelamente, a presença traduz uma indignação silenciosa contra a destruição das nossas florestas nativas e uma forte homenagem às vítimas humanas e não humanas (fauna e flora selvagem e doméstica) que sucumbiram no inferno das chamas ou ficaram irremediavelmente afetadas.

A presença é a favor de políticas que alterem profundamente o atual paradigma florestal, para um modelo de gestão de floresta mais ordenado, mais cuidado, seguro, sustentável, ecológico e que fixe as populações no interior do país. Um modelo que equilibre as necessidades humanas e o respeito pela Natureza silvestre.

Veja as fotos das Presenças na nossa Página Facebook.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora